Please reload

POSTS RECENTES

Gesso Acartonado: Usos e Vantagens

1/1
Please reload

DESTAQUE

Gesso Acartonado - Tudo que você precisa saber!

09.06.2017

O gesso acartonado, ou drywall, é uma placa de gesso com papel cartão muita usada em projetos de arquitetura e design de interiores, principalmente por sua versatilidade e praticidade.

 

O que é o Drywall?

 

O drywall (gesso acartonado) é uma placa formada por gesso e papel cartão. Essas placas podem ser de várias medidas: espessuras que vão de 10mm à 18mm, placas de 120cm de largura e 300cm de comprimento – elas podem ter medidas especiais dependendo do projeto, e variam de acordo com o fornecedor.

O que sustenta essas placas são os perfis estruturais, que podem ser de madeira ou aço galvanizado. Esses perfis possuem três medidas diferentes: 48mm, para paredes estreitas; 70mm, para paredes comuns; 90mm, para quando o projeto incluir algum material isolante. Os perfis devem ser escolhidos de acordo com o projeto, portanto não se esqueça de sempre ter um profissional qualificado te ajudando nas obras!

 

Como funciona a aplicação? 

 

A aplicação do gesso acartonado é muito simples, razão pela qual algumas pessoas fazem elas mesmas pequenos projetos com drywall (o famoso DIY – do it yourself). Porém, eu recomendo sempre ter um profissional de confiança para garantir que o resultado seja como você espera. Por mais fácil que pareça, esses profissionais possuem experiência e sabem de várias manhas e truques que não sabemos!

Antes mesmo da instalação, é preciso que algumas outras coisas aconteçam. O primeiro passo é determinar qual vai ser o tipo de placa usado no projeto. As três mais comuns são:

  • ST/Standard (cinza): chapa para uso geral de ambientes internos.

  • RU/Resistente à umidade (verde): chapa para ambientes internos “molhados”, como banheiros e cozinhas. Essas chapas possuem silicone na sua composição, o que as torna mais resistentes à umidades e lhes adquire proteção antifungo. Mas lembre-se: infiltrações danificam o gesso, portanto as chapas não podem entrar em contato com água, mesmo sendo RU!

  • RF/Resistente ao fogo (rosa): apesar de o drywall já apresentar uma excelente resistência ao fogo (o gesso por si só possui essa resistência), as chapas RU são reforçadas com componentes que retardam chamas, e por isso são recomendadas para saídas de emergência e áreas enclausuradas, como escadas.

E ainda temos algumas outras: chapas para áreas externas (cimentícia), de alta dureza, flexível (para superfícies curvas) e perfurada (para absorção acústica).

Depois de determinar qual a chapa ideal para o seu projeto e qual perfil estrutural vai ser utilizado, você confere quantas placas vão ser necessárias e quais as medidas, dependendo do tamanho da parede ou teto do projeto.

É preciso saber também o que vai ser instalado na parede quando pronta, já que paredes de gesso acartonado normalmente aguentam até 10kg em uma pequena área. Para objetos entre 10 e 40kg, acessórios apropriados vão precisar ser utilizados para que a placa suporte o peso (como, por exemplo, suportes para TV. Esses acessórios distribuem melhor o peso sobre a superfície da placa, o que evita rachaduras). Para objetos com mais de 40kg, é preciso instalar reforços internos.

 

 

 

COMPARTILHAR
CURTIR
Please reload

SOCIAL
Please reload

TAGS
Please reload

ARQUIVO
  • Facebook Basic Square

Copyright © 2017 D’Gesso. Todos os direitos reservados.